terça-feira, 25 de março de 2008

Diego, finalmente chegou a vez de Praga!

Gente, é linda. É imperdível. Talvez tenha sido a capital que mais gostei.

Por toda parte, artistas de rua dividem a atenção com a beleza da cidade, que tem catedrais góticas, palácios barrocos, tudo muito bem conservado. É uma cidade meio melancólica, sombria. Parece que a gente volta ao passado andando pelas ruazinhas estreitas. Eu sempre me empolgo falando de Praga.



Aqui é como se fosse um portal de entrada na parte "velha" da cidade.



Vêem minha euforia? Quando fico eufórica, aperto pessoas.


Lá tem o problema do idioma, o que eu acho, na verdade, que dá um charme a mais. Porque tcheco usa acento em cima do z, til em cima de consoante e acento circunflexo de cabeça pra baixo. Diferente do francês e do italiano, em que você reconhece algumas palavras, lá não dá pra entender nada. Nada mesmo.

Espiem a placa!


No primeiro dia fomos logo ao Castelo de Praga, construção do século IX. O curioso, de início, são os dois guardinhas que ficam de sentinela na entrada do Castelo. Eles não mexem um músculo sequer. Eu sorri pra eles. E, como em Londres, não me responderam.


Chegando ao Castelo




Olhem o guardinha sério



Entrada do Castelo. Chegamos numa hora linda, entardecendo. Achei super bonita a luz dessa foto.


Logo na entrada tem um chafariz que virou depósito de moedinhas dos turistas. Tinha dois molequinhos com uma vara com ímã na ponta tentando pegar as moedas! hahaha. Só consegui tirar foto de um deles.





A Catedral de São Vito fica dentro do Castelo. Foi a construção mais linda que eu vi em toda a Europa. O engraçado é que nos deparamos, na entrada, sem saber, com a lateral da catedral e fizemos um "Ohhhhhhhhh" de tão linda e imponente. Só depois que vimos que a frente dela ficava pro outro lado. Muito mais linda ainda.

Isso é "só" a lateral da Catedral.






Agora sim, a entrada principal da Catedral de São Vito. De prender o fôlego.











No dia seguinte, fomos à Karluv Most (Ponte Carlos), obra gótica símbolo de Praga. Ela liga as duas partes da cidade, separadas pelo o rio Vltava. Por volta da metade do século passado foi proibido o tráfego de veículos sobre a ponte. Então ela se transformou num calçadão muito movimentado, lotado de turistas e de artistas fazendo suas pinturas.





Há um monumento no meio da Ponte que, segundo a lenda, deve ser tocado para que se volte a Praga. Fiz questão de passar e tocar nele duas vezes. Pra garantir.



Reparem como a parte em que as pessoas tocam chega a ficar mais "limpa".



Dos dois lados da ponte há réplicas de estátuas góticas e barrocas com imagens de santos católicos, todas com uma riqueza de detalhes impressionante.















Eu sei que eram tantos detalhes, da arquitetura, das pontes, das cúpulas das igrejas, das pinturas, dos pisos das catedrais, das estátuas a céu aberto, que eu ficava eufórica tentando guardar toda aquela beleza na mente.


Se eu pudesse escolher um lugar para estar amanhã, sem dúvida seria Praga.



18 comentários:

Helen disse...

Menina, que felicidade a sua :)

Tenho uma amiga aqui perto que também ficou apaixonada por Praga e trouxe fotos magníficas, como as suas. Deve ser uma cidade de sonho mesmo. Tenho muita vontade de conhecer...

beijo!

Renata disse...

Que delícia suas fotos. Tenho muita vontade de conhecer Praga, todo mundo que vai, se apaixona! Amei as fotos.
beijinhos

Renata disse...

Re, eu não enjoei NADA, nenhuma vez...aliás não tive e nem tenho nenhum mal estar...a gravidez está super tranquila. beijoca!

Anônimo disse...

Que cidade linda, amei !
Também quero !!!! :-)

Diego. disse...

bah, me senti tão querido agora com a referência que vc fez e com o fato de ter lembrado que eu tenho uma paixonite por praga!

Essa melancolida de algumas cidades me encanta, adora um clima meio soturno, suas fotos ficaram lindas e a minha preferida foi aquela de noite!

Obrigado, beijo!

Anônimo disse...

renatinha, lindas as fotos como sempre! tenho mta vontade de conhecer praga tb! tá na minha listinha. bjks

Camila disse...

putz, nem pensava em conhecer Praga..mas depois disso...até q me animei!

Mas eu cheguei num momento na minha vida em que é muito mais dificil arranjar tempo do que dinheiro...então sóóóó lá pra 2012 agora! haha

bjs chuchu

Camila disse...

putz, nem pensava em conhecer Praga..mas depois disso...até q me animei!

Mas eu cheguei num momento na minha vida em que é muito mais dificil arranjar tempo do que dinheiro...então sóóóó lá pra 2012 agora! haha

bjs chuchu

Elise Machado disse...

Prada...até o nome é chique ;)

E vc tá com uma cara de feliz, chérie!!!

(ah, e diga-se de passagem, super combina com a sua beleza esse lugar. Vc nem parece turista!!)

Galega disse...

menina, q tanta foto maravilhosa é essa?

menina, q barriga chapada maravilhosa é essa?

voualimalhar@naomeligue.com.br

fabiana disse...

Ay, quero ir à Praga também...

Lindas fotos!

A Jana e o Ti disse...

lindissimas as fotos, re! ahahaha, adorei a esperteza dos meninos do chafariz! ve que nao é so brasileiro que arruma 'jeitinho' pra tudo?! hauhauhuhuah...

Ana disse...

Nossa, que lindo! Fiquei com vontade de conhecer!

Drica Menezes disse...

pois então, agora eu babei! adorei as fotos e vou mais q apoiar o diego pra gente conhecer praga, hehehe! bjao pra vc! :D

Anônimo disse...

Muito legal as fotos, Renata! pelas imagens tb achei a cidade melancólica...
Agora naquela foto em que vc está de perfil numa "quase" ladeira cheia de bancas, e tem um casal ao seu lado, o cara não parece o Zé Mayer alguns anos mais novo, só que loiro?hehehe.
Agora vou esperar vc falar sobre Viena...
Jussara.

Aline disse...

Oi Renata, cá estou eu para retribuir a visita. Adorei esse post! Sou louca para ir a Europa e uma das cidades que não quero deixar de visitar é Praga. Lindas as fotinhos. Fiquei inspirada e com mais vontade ainda de ir.

bjks

Renata disse...

Amigos, recomendo muito Praga.

Ril, é só impressão sua, tenha certeza disso! hehehe


Jussara, tava sumida! ;)


Aline, seja bem vinda!

Ju disse...

Sumi só dos comentários, Renata, mas todo dia bato ponto aqui ;). Deixei um comentário pra vc no post de baixo.